Encanto
Esquadrilha da Fumaça dá show no céu de Pelotas
Espetáculo aéreo não era visto na cidade há 25 anos; apresentação foi alusiva ao centenário do 9º BIMtz
Paulo Rossi -
O céu amanheceu azul e com pouquíssimas nuvens nesta quarta-feira (18) em Pelotas. A condição se manteve assim pelo resto do dia, com a temperatura chegando aos 30ºC. Era o cenário perfeito para um evento que não ocorria há 25 anos na cidade: a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Sete aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) encantaram as cerca de oito mil pessoas que foram até a praia do Laranjal na tarde de quarta-feira.
A pequena Sofia, de dois anos, foi com a família acompanhar o espetáculo. Apesar da pouca idade, entendia que aquele era um momento especial. “Ela passou a semana inteira esperando, estava muito empolgada”, conta Mário Gama, com a neta nos braços. Eles, que são moradores do Laranjal, acompanharam pela primeira vez a apresentação.
A Esquadrilha de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecida como Esquadrilha da Fumaça, realiza acrobacias aéreas a bordo da aeronave A-29 Super Tucano. Nos céus, os sete pilotos liberam uma fumaça produzida pela queima de um óleo biodegradável. A demonstração se iniciou pontualmente às 16h e durou cerca de 40 minutos.
As sete aeronaves realizaram 40 manobras juntas, em trios, quartetos e individualmente. Um dos momentos mais aplaudidos pela população foi o encerramento, quando a fumaça formou um coração no céu. Para que tudo ocorresse perfeitamente foi necessária uma equipe de 40 pessoas que fizeram desde a manutenção das aeronaves até a locução da apresentação para o público.
Quem não reside no balneário teve dificuldades para chegar. Os agentes de trânsito comentam que o engarrafamento para ir ao bairro se intensificou perto das 15h, uma hora antes de se iniciar a apresentação. As filas de veículos iam do início do prolongamento da avenida Bento Gonçalves até a orla da praia. Jaqueline Mendes foi um dos espectadores que ficaram presos no trânsito e só conseguiu acompanhar o final do espetáculo. “Achei tudo muito lindo. Comecei a me organizar há duas semanas para vir”, conta.
Centenário
A apresentação da Esquadrilha foi alusiva aos 100 anos do 9 º Batalhão de Infantaria Motorizado de Pelotas (9º BIMtz) e também faz referência ao Dia do Exército Brasileiro, comemorado nesta quinta, dia 19. Normalmente, as demonstrações são feitas nos fins de semana. Na cidade, porém, houve um encaixe na agenda da EDA e o espetáculo ocorreu em uma quarta-feira.
Ainda assim, o público compareceu em peso. “Foi muito gratificante ver tanta gente”, comenta a tenente jornalista da Esquadrilha Flávia Cocate. Ela estima que oito mil pessoas estiveram presentes no Laranjal para prestigiar os pilotos.
A equipe da Esquadrilha estava em Pelotas desde a segunda-feira. Eles aproveitaram a oportunidade para divulgar seu trabalho em escolas e hospitais. Agora eles devem voltar a Pirassununga, cidade onde está sediada a EDA. No próximo fim de semana se apresentam em São Miguel D’Oeste (SC) e Florianópolis (SC).
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário